sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Protocolos – Família TCP/IP

Introdução
muito comum confundir o TCP/IP como um único protocolo, uma vez em que TCP e IP são os dois protocolos mais importantes na Internet. O primeiro é TCP – Transmission control Protocol, e o último, IP – Internet Protocol, são dois protocolos distintos.
A família do TCP/IP (Transmission control Protocol/Internet Protocol) possui protocolos desenvolvidos para a conexão, compartilhamento e transferência de dados entre redes. Para cada situação, temos um protocolo específico.
Veremos neste breve artigo, os principais protocolos da família TCP/IP.

IP – IP Protocol
Este protocolo especifica a origem e o destino para onde os dados serão enviados, trafegando por redes até que se tal destino seja atingido. O protocolo IP não é orientado a conexão, isto é, não há verificação de erros na transferência, apenas roteamento de pacotes pela rede.

No protocolo IP, temos um endereço denominado endereço IP, que é formado por 4 octetos: um grupo de 32 bits(4 bytes), subdividos em grupos de 8 bits (1 byte) cada um.
O endereço IP é uma identificação de um computador na rede. Este endereço é obrigatório e único para cada computador.

Exemplo de um endereço IP
200.123.10.23

Pode-se ter endereços IP que vão de 0.0.0.0 até 255.255.255.255, o que representa mais de 4 bilhões de endereços – embora não se possa utilizar todos, uma vez em que o endereço é divido em duas partes: uma para representar redes e outra para representar os clientes.

Pode-se classificar os endereços IP de 5 formas: Classe A,B,C,D,E.

Classe A: 1.0.0.0 até 126.0.0.0
Classe B: 128.1.0.0 até 192.254.0
Classe C: 192.0.1.0 até 233.255.254.0
Classe D: 224.0.0.0 até 239.255.255.255
Classe E: 240.0.0.0 até 254.255.255.255

As classes D e E, são classes reservadas.

Note que:

127.0.0.1 -> Este endereço é conhecido como endereço LOOP BACK – o endereço local do próprio computador.

IPs privados:

São endereços IPs que só podem ser utilizado em redes internas:

Classe A: 10.0.0.0 até 10.255.255.255
Classe B: 172.16.0.0 até 172.31.255.255
Classe C: 192.168.0.0 até 192.168.255.255

TCP – Transmission Control Protocol
Este protocolo foi desenvolvido para garantir a entrega de pacotes entre computadores interligados. É um protocolo orientado a conexão, isto é, só é possível enviar e receber dados, após ter uma conexão efetivamente efetuada.
O protocolo se baseia num processo de troca de Flags cujo nome é Three-Way HandShake. O processo pode ser esquematizado da seguinte forma:

(1) Cliente ---------------------->; Servidor
(2) Cliente ----------------------> Servidor
(3) Cliente ---------------------->; Servidor

(1) O cliente inicia a comunicação enviando um pacote com a flag SYN, em seguida, espera uma resposta do servidor.
(2) Se o servidor aceitar o pacote, este envia para o cliente um pacote com as flags SYN e ACK. Após um determinado tempo, se o pacote não for recebido, temos um TIMEOUT – tempo limite – e o pacote SYN é retransmitido.
(3) Ao receber o pacote SYN+ACK do servidor, o cliente envia outro pacote ACK para o servidor, estabelecendo assim a conexão.

Quando um pacote não é entregue, este é reenviado em uma velocidade mais baixa, o que justifica a “lentidão” ao baixar arquivos por exemplo.

UDP – User Datagram Protocol
Pode ser considerado o “irmão” do TCP. Sua principal característica, é que, por não ser orientado a conexão, este protocolo não garante a entrega de pacotes, como o TCP faz. A vantagem do seu uso é que, já que não há garantia de o pacote chegou ao seu destino, a velocidade da transmissão de pacotes é mais elevada. Muitos programas que utilizam P2P (Rede Ponto a Ponto), utilizam o UDP para a transferência de dados em conjunto com o protocolo TCP para que se, em um determinando tempo, um pacote não for enviado, este seja retransmitido, e para verificar se o destino permanece disposto a recebê-los.

ARP – Address Resolution Protocol
Com este protocolo, é possível comunicar-se com um computador remoto, quando temos apenas seu endereço IP. Os pacotes do IP Protocol (IP), possuem o IP e o MAC(Media Access Control) do computador de origem e destino. O computador de origem envia em BROADCAST (uma rede onde todos os clientes integrantes recebem um determinado pacote) um pacote ARP com IP do destino cujo o qual se deseja obter o endereço MAC.

RARP – Reverse Address Resolution Protocol
Este protocolo é uma alternativa para computadores que não suportam o protocolo ARP. Este por sua vez, faz o processo contrário do protocolo descrito acima. Ao invés de obter o endereço MAC do destino, este protocolo obtém o endereço IP. Para essa tarefa, o protocolo se vale do envio de pacotes em BROADCAST para obter o IP em questão.

DHCP – Dynamic Host Configuration Protocol
O protocolo DHCP é responsável pelo o controle e pela disponibilização de endereços IP’s para os clientes. O uso do protocolo é muito difundido quando não queremos configurar um endereço IP fixo para cada computador dentro da rede – o trabalho é feito automaticamente pelo protocolo. Geralmente, o protocolo DHCP roda no servidor da rede.

ICMP – Internet Control Message Protocol
Quando utilizamos o utilitário PING para testarmos se um determinando HOST está respondendo, estamos enviando pacotes ICMP para este. O protocolo ICMP é utilizado na transferência de erros ocasionados na rota de pacotes IP.
Outro programa que utiliza a combinação de pacotes UDP e ICMP é o TRACERT – utilizado para rastrear rotas de pacotes.

DNS – Domain Name Service
Quando acessamos “www.google.com.br” o protocolo DNS se encube de resolver este host e para que possamos nos conectar no computador remoto correspondente. Basicamente, o protocolo DNS serve para converter nomes de domínios para endereços IP ou o contrário, de tal forma que, se tentarmos acessar o computador referente a:

http://www.google.com.br

64.233.179.104

Estaríamos acessando o mesmo computador. O protocolo roda sob a porta 53.

FTP – File Transfer Protocol
É um protocolo utilizado na transferência de arquivos dentro da internet ou intranet (rede local). A arquitetura do protocolo, permite que diferentes sistema operacionais possam utilizar o protocolo sem incompatibilidades.
Geralmente, é necessário um login/senha para logar-se no servidor.
Com o protocolo , pode-se visualizar, criar e deletar pastas, arquivos em um computador remoto através de comandos em texto puro. Por utilizar o protocolo TCP na transferência de dados, o protocolo TCP oferece uma garantia na entrega de pacotes. O protocolo roda sob a porta 21.

TFTP – Trivial File Transfer Protocol
O protocolo TFTP pode ser visto como uma versão simplificada do protocolo FTP.
O TFTP é utilizado APENAS para a transferência de arquivos. Ao contrário do protocolo FTP, o TFTP utiliza o UDP para a entrega de pacotes. Geralmente, este protocolo é utilizado quando não é necessário que se tenha precisão na entrega de pacotes ou quando se deseja trabalhar de modo mais simplificado com arquivos e pastas. O TFTP não exige login/senha e roda sob a porta 69.

HTTP – HyperText Transfer Protocol
É o protocolo utilizado na transferência de dados via WEB (WWW), como arquivos no formato HTML, imagens, arquivos de sons, dentre outros. A transferência de dados é iniciada quando o cliente faz uma requisição ao servidor HTTP através do URL – Uniform Resource Locator. O protocolo roda sob a porta 80.

SMTP – Simple Mail Transfer Protocol
Simples Mail Tranfer Protocol ou Protocolo de transferência de Correio Simples é o protocolo padrão utilizado para enviar email na internet. Trata-se de um protocolo simples e também NÃO-CONFIÁVEL o que torna um alvo atrativo para SPAMMERS. O protocolo roda sob a porta 25.

POP3 – Post Office Protocol version 3
O Post Office Protocol (POP3) é um protocolo utilizado para acessar uma caixa de correio eletrônico remotamente. Muitos servidores de E-Mail podem suportar este protocolo, permitindo aos usuários baixar, deletar ou armazenar locamente, suas mensagens sem acessá-las pelo WebEmail. O protocolo roda sob a porta 25.

SNMP – Simple Network Management Protocol
Geralmente o protocolo é utilizado no gerenciamento de determinada(s) rede(s) a partir de um único local distinto. É muito utilizado por administradores de redes que gerenciam o desempenho da rede, bem como a detecção e solução de possíveis problemas.

Fonte: http://www.invasao.com.br/2008/12/12/protocolos-familia-tcpip/

Nenhum comentário: