segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

4 erros que devemos evitar como profissionais de TI



Todos os dias somos confrontados por novos desafios, possíveis soluções que aparecem em face das tecnologias emergentes que pipocam numa velocidade cada vez maior.
A escolha da melhor solução para um problema específico nunca foi tão complexa e será mais ainda com a proliferação cada vez maior de ferramentas, hardwares, plataformas de desenvolvimento, etc…
E o suporte especializado se torna mais importante ainda nesse cenário, onde é praticamente impossível conhecer tudo o que existe por aí em termos de lançamentos em tecnologia. Se eu pedir para você listar as tecnologias que você não conhece e espera aprender algo sobre nos próximos meses, imagino que não será uma lista pequena…
E quem deve dar esse suporte especializado senão o consultor especialista do fornecedor do produto? Alguns erros citados (precisamente 4 deles) pelo Guilherme Araújo, diretor comercial da Online Brasil, via Convergência Digital acredito se aplicar além dos representantes técnicos de fornecedores de tecnologia. Devem se estender a todos os profissionais de TI que podem (e devem) contribuir com soluções amigáveis que tragam resultados perceptíveis para os processos de negócio da empresa. São essas as dicas:
1- Esperar que o cliente forneça um relatório completo de todos os problemas que precisam ser resolvidos na área de TI da empresa. “Cabe ao consultor mapear os principais gargalos que estão comprometendo os resultados da empresa, já pensando em soluções”;
2- Mostrar-se desestimulado ou abandonar o barco ao detectar um problema de difícil resolução. “Numa situação complicada, investigue novas soluções, busque parceiros, mas jamais deixe seu cliente desamparado.”;
3- Criticar feroz e diretamente o que vinha sendo feito na empresa. “Tome cuidado para não bater de frente nem melindrar a pessoa que estará encarregada de dar todo suporte a você e sua equipe durante as implementações. Faça aliados, nunca inimigos dentro das empresas”;
4- Usar jargões e termos restritos ao universo de TI para valorizar o serviço. “Mesmo que seu cliente conheça os termos mais utilizados no meio, procure simplificar a conversa na hora de explicar o problema e as possíveis soluções. Estabelecer uma relação de transparência desde o início contribui para aumentar a confiança entre as partes”.
Não é difícil nos imaginar em cada uma dessas situações no dia-a-dia no nosso emprego. São dicas valiosíssimas que em caso de negligência, podem trazer resultados desastrosos para a empresa e consequentemente para sua carreira profissional. Alguns escorregões podem ser fatais.
Comece sua semana repensando suas atitudes perante os desafios que lhe são apresentados por seus superiores. Veja onde pode estar agindo errado e causando más impressões. Ser um bom técnico, ou mesmo o melhor, é só uma das facetas que tornam um profissional imprescindível, não importa o tamanho da crise.
E você, também se identificou com algumas dessas dicas, já vivenciou alguns desses problemas, como eu?

Creditos:
http://carreiradeti.com.br/4-erros-consultor-de-ti-devemos-evitar/

Nenhum comentário: