quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Tendências tecnológicas em 2010 para você sair na frente

Vez por outra temos dúvidas sobre como direcionar nossos esforços com relação a busca de conhecimento a atualização na área de TI. O problema é que não podemos ficar refletindo muito nesse sentido, pois alguns fatores nos forçam a correr um pouco mais rápido, como você pode imaginar…
Não que seja fácil escolher, afinal, novas tecnologias pipocam por todos os lados todos os dias e como nem tudo que reluz é ouro, faz bem para a carreira (e para o bolso) ficar atento com o que diz o instituto Gartner sobre as dez principais tendências em tecnologia para 2010. Segundo seus pesquisadores poderão causar impactos significativos nas organizações nos próximos 3 anos.
Seguem listadas abaixo, na íntegra:

1- Cloud computing – A consultoria enaltece o fato de, neste modelo, os fornecedores entregarem aos consumidores uma série de serviços e soluções que podem ser explorados sem infraestrutura local, mas lembra que usar recursos de cloud não elimina os custos das soluções de TI, embora os “reorganize e, em alguns casos, os reduza”.

2 – Análises avançadas - Ferramentas e modelos analíticos capazes de maximizar os processos de negócio e a eficácia das decisões por meio da análise de resultados e cenários alternativos antes, durante e depois da implementação e execução dos processos.

3 – Client computing – A virtualização criando novas formas de empacotamento de aplicações e capacidades de client computing, o que resulta na escolha de uma determinada plataforma de hardware de PC e, consequentemente, de sistema operacional, tornando o processo menos crítico.

4 – TI Verde – O uso de documentos eletrônicos e a redução de viagens ao se utilizar teleworking são ressaltados, além da utilização de ferramentas analíticas para que as organizações possam reduzir o consumo de energia no transporte de mercadorias e em outras atividades que envolvam emissões de carbono.

5 – Remodelagem do data center – No passado, planejar princípios para os data centers era simples: descubra o que a empresa tem, estime o crescimento para 15 a 20 anos e, então, faça a construção adequada.

6 – Computação social – Cada vez mais, os trabalhadores não quererão dois ambientes distintos para suportar seu trabalho e para acessar informações externas. Assim, as organizações deverão focar o uso de software e redes sociais, possibilitando a integração com comunidades externas patrocinadas pela própria empresa e públicas.

7 – Segurança (monitoramento de atividades) – Tradicionalmente, o foco da segurança tem sido estabelecer um muro perimetral para manter os outros de fora.

8 – Memória flash – Esta memória está se movendo para um novo nível no plano de storage, como dispositivo semicondutor familiar por seu uso em pendrives e cartões de câmeras digitais.

9 – Virtualização para disponibilidade – A consultoria destaca novos elementos da virtualização, como a migração dinâmica, ou movimento de execução de uma máquina virtual enquanto seu sistema operacional e outros softwares continuam sendo executados como se estivessem no servidor físico original.

10 – Aplicações móveis – Até o final de 2010, 1,2 bilhão de pessoas carregará consigo dispositivos capazes de realizar transações comerciais móveis, proporcionando um ambiente rico para a convergência da mobilidade e da web, projeta o Gartner.

Obs: A lista divulgada pelo site Baguete.

creditos: http://carreiradeti.com.br/tendencias-tecnologicas-em-2010-para-voce-sai-na-frente/

Nenhum comentário: