quinta-feira, 2 de julho de 2009

Notebooks X Laptops

O termo laptop provavelmente foi criado pelos mesmos que inventaram o desktop, porque traduzindo ao pé da letra laptop quer dizer em cima do colo, assim como desktop quer dizer em cima da mesa. Aqui no Brasil é costume o pessoal chamar os desktops de computadores de mesa, o que está perfeitamente correto, porém eles não chamam os laptops de computadores de colo. Talvez o fato de o termo ser meio estranho o fez cair em desuso, e ser substituído por notebook. Mas no fundo os dois querem dizer a mesma coisa, e realmente o que muda é o costume local.


A denominação correta dos notebooks são basicamente hoje:

1) Entry-level - modelos destinados ao mercado de entrada. Oferecem o preço como seu atrativo.
2) Business - não são notebooks ‘high-end’ mas seus fabricantes prezam por linhas sóbrias, sem muitos atrativos no design, e nem costumam a ser muito leves. São desenhados para serem mais resistentes ao dia a dia de um funcionário de empresa que necessita de um notebook para trabalho no campo ou no escritório. Alguns não tem nem dispositivos de entrada como leitores de mídia óptica e leitores de disquete. Prezam também por questões de segurança, como a utilização de chips baseados em TPM (Trusted-media plataform). É a linha Latitude da Dell, a maioria dos IBMs, a linha NX da HP.
3) ‘desktop-replacements’ - notebooks que prezam pela performance ao invés da mobilidade. Geralmente são concebidos para usuários que querem comprar uma plataforma robusta, em forma de notebook. Os Alienwares são os mais visados nessa área, bem como alguns notebooks equipados com telas de 17″ e aceleradoras gráficas ‘top’ de linha. Os Acer série 5000/6000, e os Dell XPS também entram aqui.
4) “mobile workstations” - notebooks desenhados para quem quer trabalhar com um notebook profissionalmente. Em tese a maioria dos MacBook Pro são concebidos para essa área. Outros fabricantes de PCs também tem modelos destinados a esse tipo de profissional, que se destaca geralmente por possuir uma aceleradora dedicada à area profissional, como as linhas ATI FireGL e NVidia Quadro. A Série Precision M da Dell, por exemplo, faz parte dessa linha de notebooks.
5) Ultraportáteis. Esse talvez pertença à área de notebooks denominada outrora como laptops. Eles prezam pela leveza e autonomia. Geralmente utilizam os processadores mais econômicos do mercado - como os Core Solo/Duo série U (anteriormente era o Pentium M 1.1ULV), e pesam menos de 1.5kg. Não possuem aceleradoras gráficas dedicadas, e atendem quem preza pela portabilidade. Menores do que eles, hoje, estão sendo lançados os UMPCs, projetos de notebooks menores, mais compactos, com os mesmos recursos dos atuais ultraportáteis.

Fonte:
http://www.extravase.com/blog/notebooks-x-laptops-qual-o-melhor/

Nenhum comentário: