domingo, 3 de maio de 2009

Seis antívirus gratuitos para o PC



Um PC infectado por um vírus dá um prejuízo danado para o internauta. Além de travar alguns programas, a praga virtual apaga arquivos e deixa o Windows lento.
Não é só isso. Alguns tipos de vírus roubam e espalham as informações do internauta pela web. Portanto, as informações do cartão de crédito e bancárias podem acabar no PC de um gatuno virtual.
Por causa desses problemas, é extremamente recomendável para o internauta instalar no computador um antivírus. De preferência aplicativos que atualizam a base de proteção contra vírus o tempo todo.
Apresentamos quatro antivírus, todos com bons sistemas de proteção. O melhor: não custam um centavo sequer. Conheça-os abaixo:

AVG 8.5 Free: popular antivírus entre os internautas brasileiros. No mundo, tem mais de 80 milhões de usuários. Além de proteger o PC contra vírus e programas que roubam dados, o aplicativo avisa quando uma página web tem scripts que podem danificar ou infectar o computador com alguma espécie de praga virtual.
Avast Home 4.8: esse antivírus tem uma interface parecida com a de um player de áudio. Esse detalhe, contudo, não interfere em nada no sistema de busca e remoção de vírus do computador. O sistema de proteção do Avast protege o PC contra os vírus mais comuns e das pragas virtuais disseminadas por redes de downloads peer-to-peer (P2P).

Avira AntiVir Personal Edition Classic 9: o grande destaque do programa é a interface com abas, que a deixa bastante intuitiva. Por conta dessa característica, internautas leigos têm mais facilidade em usar os recursos do software. O Avira tem um sistema de detecção e rastreamento de vírus que é um dos mais rápidos do mercado.
BitDefender 10 Free Edition: um bom antivírus para quem joga games ou usa aplicativos que exigem bastante desempenho do computador. Ele consome pouca memória e processamento da máquina - mesmo quando varre o micro em busca de vírus. Para o internauta, isso significa menos lentidão no PC.
ClamWin Portable 0.95: esse antivírus não interfere muito no desempenho do sistema. O benefício, contudo, tem um preço. Ele não protege o computador das pragas virtuais em tempo real, ou seja, é preciso acioná-lo para caçar vírus no PC. Por conta desses detalhes, ele é indicado para internautas precavidos e que não visitam sites suspeitos.
Panda Cloud Beta: primeiro antivírus a usar a “nuvem de internet” para proteger o PC de pragas virtuais. Como? Ele busca, em tempo real, informações nos servidores da Panda para descobrir se um arquivo estranho ou um comportamento diferente do PC é possivelmente um vírus. O software ainda está em fase beta, portanto, pode apresentar instabilidade e não proteger o computador com eficiência.


Fonte:
1. http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/seis-antivirus-gratuitos-para-o-pc-01052009-12.shl

Nenhum comentário: