domingo, 10 de maio de 2009

Mantendo-se seguro no orkut

Trabalhando na segurança do orkut, sei que sites fraudulentos às vezes tentam se aproveitar de usuários do orkut como eu e você. Para garantir que todos consigam se divertir e ter uma experiência segura no site, achei interessante compartilhar algumas dicas rápidas que aprendi durante o tempo que passei na equipe do orkut.

Muitas delas podem parecer bobas, mas espero que você aprenda algo novo aqui também:

* Crie uma senha difícil: Embora "seunome123" seja sempre uma senha tentadora de se criar, tenha em mente que ela também é tão fácil para os usuários mal intencionados descobrirem quanto é para você lembrar-se dela. Tente criar uma senha que envolva uma combinação de letras e números e que ninguém consiga adivinhar facilmente, mesmo que saiba algumas informações básicas sobre quem você é. O mesmo serve para a pergunta de segurança (a pergunta que aparece se você esquecer sua senha) – você deve tentar escolher uma pergunta que apenas você saiba responder.

* Mantenha suas informações pessoais em segredo: nunca compartilhe sua senha e nome de usuário do orkut com amigos ou em um site não autenticado pelo Google. O orkut não permite que nenhum site externo armazene informações de login e nunca solicitará que você as digite em nenhum outro lugar fora da página de login do orkut. Por precaução, verifique sempre se sua barra de endereços indica "https://www.google.com/accounts/ServiceLogin?....." e nada mais quando você estiver compartilhando sua senha e nome de usuário do orkut.

* Deixe os códigos com os engenheiros: nunca copie e cole códigos na sua barra de endereços, independentemente do que eles supostamente podem fazer. Normalmente esses scripts na verdade enviam mensagens (em seu nome!) para seus amigos tentando enganá-los para que forneçam informações pessoais.

* Downloads e orkut não se misturam: Nunca baixe nenhum arquivo do orkut, especialmente aqueles que terminam em ‘.vb’ ou ‘.exe’. Esses arquivos frequentemente são vírus que podem infectar seu computador e começar a enviar milhares de mensagens spam em seu nome. Sites externos que oferecem skins ou temas especiais para o orkut são especialmente arriscados.

* Pense duas vezes antes de clicar em links externos: Links para sites fora do orkut que aparecem em recados e posts não foram verificados pela equipe do orkut e podem levar você para sites nocivos. Recomendamos clicar apenas em links que levam a sites confiáveis ou nos que são de outros usuários do orkut que você conhece bem.

* É sempre bom ter um software antivírus: Mesmo o orkuteiro mais consciente pode ser vítima de um ataque de phishing, portanto é importante estar sempre alerta e preparado. Verificar regularmente seu computador com um software antivírus atualizado é uma maneira excelente de mantê-lo seguro. Ainda não instalou um software antivírus no computador? Dê uma olhada no Google Pack.

* Para informar-se sobre os novos recursos do orkut, dê uma olhada nos apps!: Algumas vezes um site não oficial pode oferecer recursos especiais para o orkut, mas esses sites são conhecidos por dominar as contas do orkut e violar diretamente nossos Termos de Serviço. Se você estiver procurando uma nova e divertida funcionalidade do orkut, dê uma olhada nos milhares de aplicativos disponíveis. Todos esses aplicativos foram criados por desenvolvedores talentosos de acordo com as normas que acreditamos o ajudarão a mantê-lo seguro on-line. Se você não visitou o diretório de aplicativos recentemente, dê uma olhada – você poderá ficar surpreso com tanta coisa legal que você encontrará.

Se você tem mais dicas para ficar seguro no orkut e achar que poderá beneficiar os outros usuários, vá até o grupo U2U (Fórum de usuários) do orkut e compartilhe-as!

Fonte:
1.http://blog.orkut.com/2009/05/mantendo-se-seguro-no-orkut.html#links

Nenhum comentário: